domingo, 23 de janeiro de 2011

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire

HISTÓRIA DA ESCOLA
A escola foi instalada em 13 de março de 1947.
Surgiu da antiga escola primária da Companhia Ferro Brasileira, empresa que manteve durante muitos anos a única escola do Bairro José Brandão.
A Companhia cedeu o prédio, os mobiliários, livros, utensílios de cantina para que fosse criada a nova unidade escola, em homenagem a JOÃO MONLEVADE, um dos pioneiros da indústria siderúrgica do Brasil.
Em 1817, aos 28 anos, chega ao Brasil o francês Jean Antonie Félix Dissandes de Monlevade. Ao aportar no Rio de Janeiro, Jean de Monlevade segue viagem para a província de Minas Gerais, estado que ele aponta como um grande campo de estudo na área de mineralogia e geologia, visto que ele era Engenheiro de Minas.
Em Minas, Jean de Monlevade nota que o estado é repleto de forjas para a produção de ferro, fazendo-o percorrer várias comarcas, como Sabará, Caeté e São Miguel do Piracicaba, onde adquiriu algumas sesmarias e construiu sua Forja Catalã, além de sua moradia: O Solar Monlevade.
Com um vasto conhecimento que Jean de Monlevade adquiriu através de seus estudos, e a aquisição de vários equipamentos comprados da Inglaterra, a fábrica criada por ele prosperou. Se tornou uma das mais importantes no período imperial. Tinha uma produção relativamente diversificada. Produzia desde enxadas até freios para animais.
Na década de 30, houve a construção da Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira (hoje denominada ArcelorMittal Monlevade), definitivamente implantada em 1935 com ajuda de outro pioneiro: O engenheiro Louis Ensch.
Logo, o distrito começou seu ciclo de evolução, desenvolvendo-se no entorno da próspera usina siderúrgica que atraia um número de pessoas cada vez maior, visto que já alcançava âmbito nacional. Com isso, o lugar se tornou propício para a entrada de novos comerciantes, consequentemente, a criação de novos bairros ao redor da indústria. A usina atualmente é considerada uma das mais importantes do Brasil. Indubitavelmente, é a fonte de renda mais relevante para a cidade.

Logo após a criação da Escola João Monlevade, Elizeta Ordones Franco assumiu sua direção.

Em 1948, a professora Maria de Lourdes Jacob Paulino tornou-se a segunda diretora da escola.
Somente mais tarde, em 1974, a escola recebeu denominação de estadual, A diretora era Dona Maria José Reis em 1998 quando foi municipalizada, passando a ter o atual nome. No ano seguinte assumiu a coordenação administrativa e pedagógica Dona Andréa Cristina de Carvalho Franco. Em 2002 assumiu a coordenação da escola Dona Luíza da Mata Santos.No ano de 2003 foi realizada a primeira eleição municipal para direção foi eleita a diretora Dona Luíza da Mata Santos e sua vice Dona Maria Aparecida Guerra de Almeida.
Em 2007 tomou posse, pela primeira vez, a diretora Dona Maria Aparecida Guerra de Almeida, junto à vice Dona Maria Aparecida Wenceslau.
 A Escola Municipal João Monlevade tem os níveis Infantil e Fundamental. É mantida pela Prefeitura de Caeté e possui cerca de 300 alunos.
FILOSOFIA DA ESCOLA
Nosso objetivo é que a escola seja o lugar onde a criança aprenda brincando as coisas importantes da vida criem valores, desenvolva a criatividade, ganhe confiança em si mesma e alce vôo para conquistar o espaço da liberdade.

PROPOSTA PEDAGÓGICA
A escola visa desenvolver um aluno que valorize a vida, preservando a sua individualidade como ser auto-confiante, na tentativa de valorização de suas experiências, na busca da construção de seus conhecimentos alicerçada na troca de vivências entre coleguinhas, educadores e familiares. A escola propõe-se, através do diálogo e de um trabalho lúdico, auxiliar no desenvolvimento de todas as áreas proporcionando a formação integral dos alunos, conseqüentemente para que sejam: autônomos, realizem-se como pessoas, respeitem o meio em que vivem, resolvam problemas e sejam fraternos e solidários com os demais. Todo trabalho na escola está alicerçado numa pedagogia criativa, dinâmica e lúdica, baseada na afetividade do trato com a criança. A escola segue linhas pedagógicas Sociointeracionista que segundo Vygotisky a abordagem  é segundo a qual o desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação. Processos de interação são processos onde o indivíduo interage com a sua cultura.e Construtivista desenvolvida pelo filósofo Jean Piaget (1896-1980), propõe que o conhecimento resulta da interação de uma inteligência sensório-motora com o ambiente. O estudo demonstrou que uma criança aprende espontaneamente, organizando os dados do exterior a partir dos quais vai construindo seu conhecimento, não é um “ser” moldado pelo professor. Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que  vive.

PARCERIAS IMPORTANTES
FDG
A Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FDG nasceu dos ideais dos professores José Martins de Godoy e Vicente Falconi Campos que, em 1998, vislumbraram a constituição de uma Entidade capaz de difundir as melhores técnicas e metodologias gerenciais existentes.ÁREAS DE ATUAÇÃO
A FDG atua no sentido de construir um “Sistema de Gestão” para as instituições assistidas, no qual todos conheçam o seu papel no atingimento dos resultados. Essa maneira de trabalhar evita a abordagem pulverizada usual.


PROJETO MANUELZÃO
Nasceu em janeiro de 1997, por iniciativa de professores da Faculdade de Medicina da UFMG. As diretrizes do Projeto Manuelzão: lutar por melhorias nas condições ambientais e, assim, garantir a promoção da qualidade de vida, rompendo com a prática predominantemente assistencialista e tendo por objetivo principal promover a revitalização da bacia do rio das Velhas.
Para isso, o projeto incentiva a participação e o comprometimento da comunidade, constrói relações com o poder público (como a parceria junto ao Governo do Estado de Minas Gerais e aos municípios ao longo da bacia) e com o empresariado, além de atuar na educação ambiental e na pesquisa.
A nossa escola abraçou o projeto ativamente.

PROERD-Programa de Resistência às Drogas e à Violência 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma iniciativa da Polícia Militar de prevenção para crianças do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; os pais também recebem orientações em reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre Escolas, Pais e Polícia Militar. O PROERD é baseado no Programa Americano chamado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education).
Hoje ele é desenvolvido em mais de 50 países, e cerca de 40 milhões de crianças por ano têm instrução com policiais PROERD.
Blog anterior: http://blog.aprendebrasil.com.br/jminforma/2007/11/

Um pouco sobre a nossa cidade.

Caeté pertence ao Circuito do Ouro e Circuito Estrada Real
Região: Central
Habitantes: ±37.000
Temp. Média: 21°C
Distância da Capital: 52 Km
14/02/2010 - Caeté -  Dia da Cidade
Tipos de Turismo que Caeté propicia:
Turismo Histórico (Cidade Histórica), Turismo Cultural, Turismo Religioso, Turismo de Negócios, Turismo Ecológico (Ecoturismo), Turismo Gastronômico.

Mata virgem, esse é o significado do nome Caeté, na língua indígena. Que também pode ser traduzido para mato fechado ou mato verdadeiro. Mas a principal riqueza da cidade é mesmo o seu patrimônio natural e histórico que podem ser deslumbrados no alto da Serra da Piedade. A tradição religiosa dos romeiros presente no Santuário de Nossa Senhora da Piedade atrai turistas de todo o país durante o ano inteiro, e é ainda mais forte nos meses de agosto e setembro em homenagem a padroeira de Minas Gerais. Nesse período, os romeiros sobem a pé até o alto da serra, nessa extensa ladeira que mede cerca de 5,5 km bastante inclinados.
Lá de cima é possível ver parte de Belo Horizonte, Caeté, Raposos, Sabará e Lagoa Santa e ainda é possível explorar as maravilhas do espaço através dos telescópios do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Minas Gerais ou conhecer os equipamentos de controle de tráfego aéreo do Ministério da Aeronáutica.
Caeté fica a apenas 50 km de Belo Horizonte. Em sua bagagem histórica, o município carrega consigo o fato de ter sido o berço da Guerra dos Emboabas (1708), disputa entre paulistas e portugueses na exploração do ouro nas Minas Gerais. A cidade reserva roteiros diferentes para o turista como o Piedade, o do Tinoco e do Morro Vermelho. Entre igrejas e capelas é possível seguir as trilhas do município e chegar à cachoeira de Santo Antônio. Parte da Estrada Real, que passa por Ouro Preto, Mariana e outras cidades também cruza o território de Caeté.
Venha desvendar as belezas de Caeté.(http://www.desvendar.com/cidades/caete/default.asp)


  
(Fotos: http://danielacfranco.blogspot.com/)

Visite o nosso novo blog..... http://escolamunicipaljm.blogspot.com/

sábado, 22 de janeiro de 2011

Volta às aulas!!!!!!

Caro amiguinho,

As aulas estão começando e você vai estar em uma sala diferente com amiguinhos diferentes e professores diferentes. Aí, às vezes, bate um medo. "Será que vou me dar bem este ano? Será que vou ter amigos? Será que vou ficar com meus amiguinhos na mesma classe? Como será?"

É normal sentirmos medo nestes momentos de mudança, uns mais e outros menos, às vezes dá até aquela dorzinha de barriga. Mas não fiquem preocupados, lembrem-se que todos os colegas e até mesmo os professores também estão com este medinho; e que podemos vencer logo. Vou dar umas dicas superlegais pra começarmos o ano bem e dando um chega pra lá neste medinho.
1. Chegue um pouco mais cedo na escola no primeiro dia de aula, assim você terá mais tempo para observar as pessoas e se aproximar de alguém;
2. Se aproxime de outra criança. Lembre-se que ela também está sentindo as mesmas coisas que você;
3. Puxe conversa com ela, comece perguntando o que ela fez nas férias;
4. Procure sua nova professora ela vai te ajudar muito nestes primeiros dias.
Agora vamos ver algumas dicas de como começar bem o ano escolar e se dar bem nas notas. Lembre que se começarmos agora será bem mais fácil o ano todo.
1. Devemos procurar fazer amigos na sala, eles vão nos ajudar a tornar nosso ano mais alegre e também nos ajudar em algumas tarefas que tivermos dificuldade;
2. Devemos aproveitar aquele caderno e agenda novinhos que dá mais vontade de usar pra começar a nos organizar desde o começo, anote tudo, não esqueça nada, isso tem que virar um hábito, é bem melhor sermos organizados;
3. Reserve um lugar em sua casa pra você, aquele será o seu cantinho, onde você fará suas lições e estudará. Não se esqueça, este cantinho tem que ser bem iluminado e silencioso;
4. Comece desde já a ter um bom relacionamento com seu professor. Aí você poderá contar a ele tudo que se passa com você, quando você não entender algo ou quando um coleguinha te aborrecer. Não tente resolver as coisas sozinho, o professor está lá para te ajudar.(Revista Nova Escola)